quarta-feira, 9 de novembro de 2016

CARTOGRAFIAS














Viajo olhando pela janela do ônibus
em busca das linhas vermelhas das fronteiras
ou dos nomes luminosos das cidades
pairando sobre elas
como nos mapas
neles não ventava nem chovia
e nunca era noite
e eu passava horas estudando
todos os caminhos que me levariam até você
mas nos mapas eu nunca te encontrava
chego em duas ou três horas
o coração no peito como um pão
ainda quente na mochila
talvez você me espere na rodoviária
talvez eu te veja ainda antes de descer do ônibus
assim que descer vou entregar nas suas mãos
emboladas num novelo
as linhas desfeitas das fronteiras e
como as contas luminosas de um colar
cada um dos nomes das cidades

Ana Martins Marques, in: O livro das semelhanças. Ed. Companhia das Letras

Um comentário:

  1. Esse foi um das dezenas de poemas que mais tocaram na vida (eu namoro a distancia, dai vem a identificação) muito obrigada por ter me enviado esse livro, foi um dos mais intensos que já li, agora quero tê-lo nas mãos.

    ResponderExcluir